quarta-feira, 14 de novembro de 2012

10000 crianças passam fome em Portugal (C)


PENSAMENTOS DE PORTUGUESES SÁBIOS
(Ecos do passado para refletir) 


«Por cada homem rico que ambiciona ter espírito, há pelo menos um homem de espírito que desejaria ser rico. Parece que as duas qualidades se repelem, sendo apenas consentida uma das duas prendas; ou ser rico, ou ter espírito. Donde se conclui que nem todos os pobres de espírito merecem lástima, pois lhes cabem importantes compensações.»

Pensamento de Samuel Maia 

«Poderosos, ricos, remediados, todos quantos tendes bens temporais ou intelectuais, reparti com os necessitados dessa riqueza que a fortuna, sempre cega e inconstante despejou, por mero acaso, no vosso celeiro. Pregai e praticai esta doutrina, pois nela assenta a solução do problema concernente às desigualdades sociais, origem de todas as perturbações que convulsionam a humanidade; a vossa própria conservação e o prémio eterno para os crentes. 
Beneficiados, sede gratos aos favores recebidos.»

Pensamento de Francisco Manuel Alves
(Abade de Baçal – Bragança) 

«A caridade é sempre benéfica, é sempre boa. Ela brota pujante do coração compassivo dos homens: mas uns, dão do seu: o dinheiro, as riquezas;
Outros, nada mais possuindo, dão o seu: a sua saúde, o seu trabalho, a sua vida.
Tudo em prol dos necessitados, desfavorecidos, verdadeiros pobres.»

Pensamento de Padre Francisco Maria da Silva 

«Poupar no comer, poupar no vestir, poupar no zarcão! De tal maneira o mundo se diverte e com tamanho estrondo se pinta, que as famílias pobres estremecem em suas casas e sentem a vida a cair aos pouquinhos, abalada com tanto barulho.
Mais respeito pelos sem-pão!»

Pensamento de Padre Américo Monteiro de Aguiar

Sigamos o exemplo de S. FRANCISCO DE ASSIS


Sem comentários: