sábado, 20 de fevereiro de 2010

Carnaval em S.Mamede de Infesta (1)

16ª Edição do Cortejo Carnavalesco - 2010

Foi com enorme satisfação e alegria que assistimos na passada terça-feira, 16 de Fevereiro e "Dia do Entrudo", ao desfile do "Cortejo Carnavalesco" promovido uma vez mais pela Junta de Freguesia de S. Mamede de Infesta, que já vai na 16ª Edição.
Para que se saiba, este cortejo tem sido realizado com a regularidade dos últimos anos, graças ao esforço, coragem e determinação não só da Junta de Freguesia, mas também da colaboração importante das Associações de Pais dos estabelecimentos de ensino, Agrupamento das Escolas, Rancho Folclórico e diversas Colectividades, bem como as Casas de Juventude.
Os Bombeiros e a Polícia de Segurança Pública dão igualmente o seu contributo, para que tudo se desenrole na melhor harmonia e segurança.

Este ano o percurso foi um pouquinho diferente, iniciando junto do Largo da Capela de Santo António do Telheiro, com a fanfarra de Valadares á frente, seguindo pela Rua da Capela do Telheiro, atravessando a ponte sobre o Vale de Picoutos pela Rua Silva Brinco, passando pela Junta de Freguesia à Rua Godinho de Faria. No cruzamento central virou para a Avenida do Conde, Rua do Padre Costa, fazendo a inversão na Avenida Marechal Gomes da Costa.
Retomou então o regresso pela Avenida do Conde, Rua Godinho de Faria, terminando junto à Praça da Cidadania.

A multidão (milhares!) apinhava-se pelas ruas e as pipocas faziam as delícias das crianças. As máscaras, disfarces e maquilhagens eram surprendentes e fantásticas. A alegria rebenta dos corações de todos os figurantes, mas alguma emoção se sobrepõe quando passam os carros alegóricos da CATI e da APPACDM com os idosos e deficientes e o slogan que nos ensina: «Todos diferentes e Todos iguais!» num espírito fraterno e cooperante a denotar alegria, a todos os títulos louvável!

Também muito originais eram os carros da Escola EB1 Asprela e Secundária Abel Salazar, que tal como outras, nunca falham.
E como é costume - para não fugir à regra - surgem paineis e descrições em forma de críticas às Autarquias (local e concelhia) que devem deixar aos representantes que estiveram presentes, a arder as orelhas. Sobressaiam algumas directas como:

"Objectivos cada vez mais longe....olho e não vejo nada!!! (num enorme binóculo)
"O "carnaval" continua...mais quatro anos de ilusões"
"O Parque Nascente está na "fase"...oculta!"

Aqui vai o CORSO BOUCENSE
À procura de INTENÇÕES
Para que o POVO MAMEDENSE
SORRIA e VIVA de ILUSÕES!

E esta (conforme o cartaz) bem directa à Junta de Freguesia:

COMO OS TEMPOS MUDAM

Primeiro..........FREGUESIA
Depois............VILA
A seguir..........CIDADE
Agora.............BURACOS E OBRAS DE S.TA ENGRÁCIA
áh áh áh áh áh !!!!!!

Continua...

Sem comentários: