domingo, 10 de agosto de 2008

O “homo-urbanus” (1)

O Pedestrianismo é livre!

Alguém, falando por ele e por alguns, disse-me à algum tempo atrás:
- Sabes, tu convidas toda a gente para as Caminhadas que organizas “gratuitas” mas, eu não vou com vocês porque tenho medo do que possa vir a dizer o “mundo”!
Arrepiei-me e murmurei baixinho para comigo: que tristeza!
O mundo! Quem é o mundo?
Verifico, então, que assim com este medo, com esta prudência, com tamanha cautela para não por em risco a carreira ao acompanhar com pessoas de escalão inferior, só lhes pode correr sangue gelado nas veias e fazem-me lembrar aquelas aves aprisionadas que tão bem sabem voar dentro da gaiola, mas estão à espera duma hipotética libertação.

Não venham contrariados!
Não ponham em risco o vosso emprego e a vossa família!
As caminhadas são para gente livre!
O Pedestrianismo é livre!
Afinal, só faz falta quem vem.

São realidades cruas dos tempos “modernos”, depois que os tais “donos do mundo” aprisionaram o “homo-urbanus”.
Mas eu tenho encontrado esta “espécie” que prolifera por toda a parte e nem preciso de escavações arqueológicas para separar estes vestígios testemunhais!

Como me sinto cada vez mais triste!

Continua...

Sem comentários: