segunda-feira, 5 de outubro de 2009

29-08-2009 PR2 VALE DE CAMBRA (1)

À Nossa Srª. da Saúde por Caminhos de antigamente
Rede de Percursos Pedestres de Vale de Cambra

Olá Amiguinhos

Por opção pessoal, em virtude do calor que se faz sentir nesta época do Ano, decidimos inverter o sentido deste percurso pedestre linear com cerca de 7 km, percorrendo-o no sentido descendente.
No entanto, deixamos aqui a descrição correcta do folheto elaborado pela Câmara Municipal, cuja entidade aconselha ser no sentido ascendente que o mesmo deve ser percorrido, quiçá para proporcionar aos caminheiros o mesmo espírito dos Peregrinos.
Numa próxima oportunidade iremos percorrê-lo no sentido ascendente.

«O percurso pedestre PR2 “À Nª. Srª. da Saúde por Caminhos de antigamente” inicia-se junto à Igreja Matriz de S. Pedro de Castelões e pretende refazer, dentro do possível, o antigo caminho de romaria para o Santuário de N. Srª. da Saúde.

Após a saída da Igreja Matriz, ruma para o lugar de Outeiro Covo e, depois, para Mourio, onde atravessa aEN328.
No lugar de Cartim volta a atravessar a EN 328 e envereda por um estreito caminho, inicialmente empedrado, que sobe para o lugar de Areal por baixo de ramadas de videiras.

Chegado a um cruzamento de caminhos empedrados continua pelo que sobe. No fim desta subida, na bifurcação, toma-se o caminho da direita e, após a passagem por um bosque de carvalhos e castanheiros chega à “estrada velha” para a N. Srª. da Saúde.
É um caminho largo que não permite enganos.

No alto de Castelões, na Serra de Gestoso, a Sra. da Saúde de “vinte e quatro janelas” guia os aflitos, é confidente de desabafos, desgostos e causas prementes.
O Santuário, erguido em Sua honra, é ladeado por um Parque Natural povoado por frondosos carvalhos e sobreiros que servem de sombra ás longas merendas ali realizadas por época da Romaria que se realiza, anualmente, a 15 deAgosto.

A história da Sra. da Saúde foi construída como os percursos que nos levam até ao altar mor da Capela: de forma ascendente, ao longo de caminhos por vezes sinuosos, trilhados pelos romeiros que, em pequenos ou grandes grupos, faziam-se chegar ao Santuário nas décadas de 30, 40 e 50 da forma que mais encurtasse a distância.

O percurso que aqui apresentamos pretende dignificar as rusgas de antigamente, sendo um caminho sem trânsito automóvel e que deseja homenagear quem por ele passou, passa e continuará a passar, para pagar promessas à Sra. da Saúde.

A Estrada Velha, tal como é denominada, foi construída por volta do ano de 1924, com o intuito de melhorar o acesso dos romeiros ao Santuário, entre Cartim ao alto da Serra.

Façamos desta caminhada uma Romaria.
Por “Caminhos de Antigamente” aprendamos, nos tempos modernos, como chegar à Sra. da Saúde “no alto de Castelões”.»

Texto: Folheto descritivo do Percurso / C. M. Vale de Cambra

Continua…

Sem comentários: