quinta-feira, 31 de julho de 2008

12-07-2008 PR8 Terras de Bouro (2)

Trilho do Couto do Souto – 10km / Circular
Rede de Percursos Pedestres
“Na senda de Miguel Torga”


Rendufe - Concelho de Amares - Braga

O Mosteiro de Santo André de Rendufe foi um dos mais importantes cenóbios beneditinos nacionais, desenvolvendo-se continuamente até ao século XV. Aquando da subida ao trono de D. João I, uma questão suscitada entre o abade Afonso Martins e o arcebispo de Braga fez com que este último conseguisse do Papa uma autorização para a extinção do Mosteiro. Este intento não foi conseguido, mas a antiga casa passou então a comenda. As principais obras que hoje se detectam no Mosteiro datam do século XVIII, altura em que se levantou a nova igreja. Os acabamentos interiores só ficaram concluídos em 1755, decorrendo as obras da igreja em paralelo com as das dependências conventuais. De 1780 é a Capela do Santíssimo Sacramento e merece atenção particular o conjunto de talha rococó que decora a igreja, um dos mais importantes do norte do país.

Depois de 1834 a igreja passou a paroquial, e a cerca e demais instalações foram vendidas e posteriormente perdidas num incêndio que consumiu grande parte do antigo Mosteiro. Hoje em dia o espaço monacal original está na posse de vários proprietários e não permite uma intervenção global. O Programa de intervenção de emergência e o Plano de recuperação, reabilitação e valorização que o IPPAR actualmente tem em curso visam preservar o que ainda subsiste, sem perder de vista a possibilidade de agir globalmente sobre o Mosteiro num futuro próximo. A classificação inclui as ruínas do claustro e um chafariz do antigo convento beneditino.
(Textos: Mosteiro de Rendufe)

Prado
A Paróquia de Prado (Santa Maria), freguesia da Vila de Prado, situa-se na margem direita do Rio Cávado no concelho de Vila Verde, distante da cidade de Braga 7 Km. e a ela ligada agora também por uma via rápida (autoestrada). Quem entra na cidade de Braga pela circular e quer vir até Prado usufruir a sua praia fluvial maravihosa, ou os seus restaurantes típicos, dirige-se na direcção de Estádio, Ponte de Lima, Vila Verde e Amares e é a primeira povoação que encontra devidamente assinalada.
Dispondo desta posição geográfica excelente e de uma praia fluvial invejável, está a atrair cada vez maiores investidores, prevendo-se um constante desenvolvimento demográfica nos próximos anos com a saturação da cidade de Braga, para além de oferecer muito melhor qualidade de vida.

Praia Fluvial do Faial, Rio Cávado
Lugar do Faial - Vila de Prado - Braga


Na margem direita do rio Cávado, esta praia possibilita todo o tipo de actividades balneares, bem como a prática de canoagem , remo, voleibol de praia, ténis, futebol e muito mais a construir.Está dotada de bar, balneário, sanitários, parque de estacionamento, telefone, primeiros socorros e vigilância (meses de Verão).

Julho de 2008
A qualidade da água da praia fluvial do Faial na Vila de Prado (única praia designada no Concelho de Vila Verde, e, como tal, única praia vigiada pela CCDRNorte) foi de aceitável em todas as análises realizadas.
Alertamos que a praia fluvial de Ponte Nova, na Freguesia de Loureira, e a praia fluvial do Gaião, na Freguesia de Cabanelas, devido à má qualidade da água, se encontram interditas à prática balnear, pelo que a utilização destas águas para banhos poderá originar graves problemas de saúde.
(Textos: Paróquia e Vila de Prado)

Tenham umas óptimas férias e façam caminhadas pela Natureza.

Beijinhos da “Caramulinha”

Sem comentários: