domingo, 20 de julho de 2008

28-06-2008 Ocidental Praia Lusitana Nº 4 (1)

Esmoriz – Furadouro 9 km / linear
Caminhar pela Praia

Olá, Amiguinhos (as)

Por lembrança de alguém do Grupo, retomamos as caminhadas pelas praias da costa Portuguesa que, sendo percursos lineares, requerem alguma organização logística, nomeadamente ao nível dos transportes públicos e seus horários e acessos, ou trazer mais do que uma viatura para que fique sempre transporte para o regresso no final da etapa.
Para este programa as coisas ficaram simplificadas com a informação requerida atempadamente nas empresas de transporte e para quem quiser fazer esta caminhada pode optar pela seguinte formula:

Deixe a viatura próximo da Estação da CP de Esmoriz.
A Caminhada começa logo aí, atravessando a linha (com atenção aos comboios) e vire à esquerda, percorrendo trezentos metros. Junto ao pontão vire à direita e siga por essa recta em direcção à Praia. Pelo meio encontra snacks e cafés para tomar o seu pequeno-almoço.

A partir da Praia caminhe a seu belo prazer durante aproximadamente 8 kms até ao Furadouro, em Ovar, passando pelas Praias de Esmoriz, Cortegaça e a “selvagem” Praia de Maceda, onde poderá verificar com os seus próprios olhos a força da Natureza esculpida pelo Mar.

Durante o trajecto, surgem pequenos barcos atracados nos cais junto ao mar ou espraiados no areal a aguardar a hora para a saída da faina da pesca.

A arte da pesca de “Xàvega” ainda resiste em alguns locais mas, muitos dizem ter esta arte artesanal os seus dias contados! Ninguém se importa em preservar estas culturas, apoiando os poucos pescadores que por sobrevivência e devoção ao Mar ainda continuam nestas actividades piscatórias na costa Portuguesa e as nossas gerações futuras mais tarde só saberão que estas coisas existiram, por fotos, filmes ou livros.
É uma pena!

Vá parando de vez em quando e ingerindo líquidos. Com algum cansaço e o corpo mais moreno (não se esqueça de colocar protector solar logo no início da caminhada) será com satisfação que após algumas horas, atingirá a moderna Praia do Furadouro com suas esplanadas, banhistas, restaurantes e bares.

Durante o percurso observe e respeite o mar e as dunas, não deitando papéis, latas ou plásticos para a praia, pois já basta as quantidades de lixo e poluição que o homem com suas industrias e habitações pelos rios no mar deposita tanta porcaria que o conspurcam e que as marés devolvem ao areal da costa.

Como cidadãos civilizados e amantes da Natureza, devemos ser os primeiros a dar o exemplo.
Depois de almoçar, fique a fazer uma “prainha” (não esqueça da toalha e fato de banho) e quando lhe apetecer regressar pelas 17.00 horas (ou horas seguintes, sempre de hora em hora) procure a paragem da carreira da Agência de Viagens “Auto Viação do Souto” (1.40 eur) que te levará à Estação da CP em Ovar para aí regressar no comboio ( 1.30 eur) novamente até Esmoriz.

Se no final, tal como nós, gostares deste passeio, a “Caramulinha” também fica feliz por ter dado esta sugestão, que não é original, bem sei, mas muitos ocultam e não divulgam.

Continua...

Sem comentários: