quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

22-11-2008 PR1 ÁGUEDA (4)

Da Pateira ao Águeda – 14 km / Circular
Rede de Percursos Pedestres de Águeda


Actividades Ornitológicas na Região (B)
Observação de aves na Pateira em Óis da Ribeira
Actividade conjunta entre Autarquia e SPEA

“Aves da Pateira de Fermentelos”

Importância das Caixas Ninho

Várias espécies de aves fazem ninho em buracos de árvores ou edifícios velhos e sem perturbação. Em florestas naturais existem sempre árvores antigas ou secas, com cavidades que podem ser adaptadas pelas próprias aves. Em jardins ornamentais e parques de cidade a maioria das árvores é jovem, não oferecendo condições para a nidificação destas espécies.
Os jardins de cidade e os parques de lazer podem ser refúgios importantes para aves e outros animais.

A colocação de caixas ninho permite a reprodução de espécies menos comuns e garante observação fáceis ao público. As aves que procuram cavidades para colocar ovos ocupam rapidamente caixas ninho, em áreas onde encontram alimento abundante para si e para as suas crias. É importante que o telhado da caixa ninho seja amplo para proteger da chuva e articulado com tira de borracha para fazer limpeza anual. O fundo da caixa deve ter orifícios de escoamento. O diâmetro das entradas deve permitir apenas a entrada de espécies de tamanho idêntico ou inferior à espécie desejada. Caixas ninho com entradas grandes permitem que os ovos e crias sejam atacados e comidos por outras aves ou que os pais sejam expulsos por espécies mais agressivas.

Assim, com o apoio da Autarquia, Águeda foi uma das cidades portuguesas que participou no maior evento de observação de aves na Europa.

Textos (resumo):Óis da Ribeira.online / C.M. Águeda de 07-10-2008

Continua…

Sem comentários: