domingo, 30 de agosto de 2009

09-08-2009 PR1 Mondim de Basto (2)

Subida à Senhora da Graça e
4ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta


PR 1 Senhora da Graça

Extensão: 14,3 km.
Grau de dificuldade: Moderado.
Ponto de partida/chegada:Início e fim em Mondim de Basto,
junto ao parque florestal.
Itinerário: Percurso circular.

"O percurso inicia-se em Mondim de Basto junto ao parque florestal, subindo pelo caminho antigo em direcção à aldeia de Serra. Na parte final do caminho e quando a antiga calçada desemboca na calçada de paralelos, ruma-se à esquerda para Seixos Brancos e Trigal.

No Trigal continua-se a marcha subindo suavemente até à Capela de S. Gonçalo, no lugar de Campos.

Passada a capela, segue-se para o centro do lugar até ao cruzamento das alminhas, rumando à esquerda para o Monte Farinha e para o Santuário da Sra. da Graça.

No lugar de Carvalhas, após a ultima casa à direita, toma-se a calçada que seguirá sempre subindo, até ao Santuário.

À esquerda da pedreira, que aparece do lado direito, após 200 metros por asfalto, encontra-se o Castro Castroeiro, interessante motivo de visita. Do lado direito do caminho, um pouco acima desta pedreira, existe uma Fonte da Costa, local que convida a uma paragem para descanso.

Continuando a subida, e após a Fonte da Costa, chega-se à estrada asfaltada que sobe para o Santuário, percorre-se cerca de 500 metros, retomando-se à direita, o antigo caminho.

Após a passagem de três capelas chega-se finalmente ao Santuário da Sr.ª da Graça, local de grande devoção e de ancestrais peregrinações e do qual se obtém uma vista deslumbrante sobre as paisagens das Terras de basto, da Serra do Alvão e da Serra do Marão.

A descida faz-se pela vertente norte do Monte Farinha. Inicia-se nas traseiras do Santuário, descendo por umas escadinhas do lado direito que conduzem a uma rua de acesso à garagem. Daqui desce-se para a estrada asfaltada até se tomar o caminho antigo dos peregrinos das aldeias do Norte que conduz, mais abaixo, ao largo para estacionamento num lugar chamado Garganta do Palhaços.

Neste lugar toma-se à esquerda um caminho florestal que desce, e, passados 100 metros, um outro à direita que após os primeiros passos, se verifica ser uma calçada, um caminho de romaria e, também um autêntico monumento viário, alias como o que subindo de Campos chega à Sr.ª da Graça. Seguindo por este caminho, rapidamente se encontra a Pedra Alta, um megalito que alguém caiou de branco, talvez para servir como referência a quem percorria estas serranias.

Após o monumento geológico, atravessa-se um estradão e pelo mesmo caminho empedrado e após 300 metros chega-se a um caminho florestal. Ruma-se agora para a esquerda até este desembocar na estrada de asfalto que sobe para o Santuário. Não há alternativa. Estrada abaixo, passa-se pelo Clube de Parapente, chegando-se ao Parque de Merendas com o aqueduto ao lado esquerdo.
Continuando em frente, por larga estrada asfaltada, chega-se a um posto de abastecimento de combustível na EN312.
Sempre em frente, passados 100 metros, aparece-nos à direita uma antiga e pequena casa agrícola.

Aqui inicia-se um caminho antigo que desce até à estrada 1189 e que passa pelo interior dos lugares de Pedra Vedra, Montão e Lomba, chegando por fim a Mondim de Basto pela estação rodoviária e pelo Mercado municipal."

Texto: Folheto interpretativo PR1/ Câmara Municipal Mondim de Basto

Continua...

Sem comentários: