domingo, 1 de novembro de 2009

09-09-2009 QUINTA DA AVELEDA (1)

Passeios da Caramulinha


Olá queridos Amigos

Era ainda criança quando pela primeira vez conheci a Quinta da Aveleda, em visita escolar.
Já há algum tempo que vínhamos planeando voltar e efectuar uma nova visita, pelo que resolvemos hoje cumprir o prometido entre família. Já não me lembrava de tanta coisa.
Parece que está tudo cada vez mais belo, mais bucólico e romântico.
Perdidos nos jardins românticos da Quinta da Aveleda, por algumas horas esquecemos o reboliço do Mundo!
Este pequeno paraíso situa-se a cerca de trinta quilómetros do Porto.
A visita à Quinta, já há muito aberta ao público – o que é de louvar! - é deveras fascinante.
Existe dentro do espaço uma exótica flora deslumbrante, bem como um conjunto arquitectónico disperso, ornamentados de detalhes construídos por mãos de fadas, que enriquecem o percurso. Estes pormenores reflectem a história da família Guedes, proprietária há vários séculos da internacionalmente bem conhecida marca de vinhos verdes.
Diz-se que a construção desta Quinta teve início no século XVII, por volta de 1671, concretamente a primitiva casa senhorial e a Capela. Dentro desta, existe no altar uma imagem do Menino Jesus, escultura essa que foi pertença da Condessa de Pangim, filha do último Vice-Rei da Índia e de lá trazida.
No entanto, foi no século XVIII que os “Guedes” adquiriram a propriedade.

Posteriormente, já no séc. XIX, o descendente Manoel Pedro Guedes, que exercia cargos de deputado e visionário, dono de bens e algum poder, tinha igualmente uma personalidade romântica, características peculiares que o fizeram alterar para maiores dimensões a propriedade, edificando nela mais património e ornamentando-a com este magnifico visual que chegou aos nossos dias.

Aveleda – Sociedade Agrícola e Comercial da Quinta da Aveleda, SA
O grupo Aveleda é constituído pela Holding Aveleda SGPS, S.A. - que detém a Aveleda S.A. (dedicada à produção de vinhos e queijos) e a Quinta de Santo Inácio – Empreendimentos Turísticos, Lda. em Vila Nova de Gaia,
onde também já estivemos.

Continua...

Sem comentários: