domingo, 1 de novembro de 2009

09-09-2009 QUINTA DA AVELEDA (3)

Passeios da Caramulinha

Visita aos Jardins e Adegas, com prova de vinhos (B)

À saída da Fonte, encantador lugar, surge a “Gaiola das Rolas”, bem ao gosto da Sra. Condessa de Pangim, casada com Manoel Guedes e que era filha do Vice-Rei da Índia.

A partir daqui, evidencia-se perante o nosso olhar o património edificado da Quinta da Aveleda. Surge o palácio ou “Casa Senhorial”, erguida já nos finais do séc. XIX, onde habita a família descendente. Circundada por videiras e plantas exóticas, está construída numa vertente e é mais outro local romântico da propriedade.

Numa posição frontal ao edifício, a “Fonte das Quatro Estações”, obra do arquitecto mestre João da Silva. Nela podemos verificar que estão gravados os perfis das damas da família em medalhões de mármore, homenageando para sempre as “Senhoras da Aveleda”.

Passamos pela Capela e regalamos os nossos olhos na arquitectura da casa e a disposição das janelas, que nelas se abraçam as prolíferas heras.

Já se ouviam os gansos e fomos ver o seu lago e a palhoça, criatividade da família Guedes.
Que original este “Lago dos Gansos”!
Quisemos admirar também as extensas vinhas em bardos e cordões, carregadas de uvas já bem maduras.

Destas castas, irá ser produzido o divinal licor, chegando a todo o Mundo em diversas denominações dos famosíssimos “Vinhos da Quinta da Aveleda” que transportam nas suas composições naturais desta região... « (...) o aroma da terra, a frescura do solo e o calor do sol que o viu nascer.»

Dirigimo-nos agora para a “Adega Velha” e depois para a “Cozinha Típica”, e a antiga “Eira com Espigueiro”.
De seguida, passamos pelo “Engarrafamento”. Tanta história e tanta Vida!
Depois duma fascinante visita – quem dera nunca mais acabar! – fomos à prova de vinhos, com acompanhamento de queijo produzido com o leite das vacas da quinta.

Deixamo-nos ficar pelo mirante à saída da sala, onde se desfruta duma vista fantástica da paisagem sobre as vinhas, num quadro que todo o pintor gostaria um dia de pintar.
Foi um final com "chave de ouro" que nem estávamos à espera ser desta maneira tão simples e ao mesmo tempo primorosa de atenção. Os nossos sinceros agradecimentos.

Nota final

Quando poderes, não deixes de visitar este pequeno paraíso e vais ver que não te arrependerás. Traz a família e os amigos para ser mais valorizado esse passeio.

As simpáticas senhoras que nos serviram na prova de vinhos, informaram que quem desejar pode marcar antecipadamente a confecção do almoço, mas terá que ser para grupos superiores a 10 pessoas.
Por fim, à saída não esqueças de passar pela loja da Aveleda e leva uma simples recordação com a marca da casa.

Aqui ficam os contactos:

Quinta da Aveleda - Penafiel
Telef. 255 718 200
Preço: €2,50 cada visita
Horário: Segunda a Sexta, 08.30h -17.30h


Continua...

Sem comentários: