quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Por Terras da “Vilariça” (1)

Acampar em Vila Flor
(Póvoa de Além Sabor)

Olá, Companheiros e Campistas

Este ano a “Caramulinha” decidiu passar alguns dias das suas férias no início de Setembro pelo Nordeste Transmontano.
Esta região é das mais produtivas de Portugal, com temperaturas extremas, rude e agreste, colada ao Alto Douro, que um dia Miguel Torga chamou “Reino Maravilhoso”.
«Um Mundo! Um nunca acabar de terra grossa, bravia, que se levanta a pino, num ímpeto a subir ao céu, como se afunda num abismo de angústia, não se sabe por que telúrica contrição!»
Há muito tempo que já era nosso propósito conhecer fisicamente o Vale da Vilariça (os rápidos passeios às amendoeiras em flor já lá vão há anos) e resolvemos, como é sempre do nosso agrado, não ficar totalmente parados e ir calcorrear alguns caminhos já seleccionados pela Câmara Municipal de Alfandega da Fé, na sua rede de Percursos Pedestres.
São PR’s sinalizados com as devidas normas.

Como não encontramos Parque de Campismo naquelas imediações, decidimos por Vila Flor – que é logo ali ao lado – e em boa hora o fizemos pois, está muito bem localizado e embora exista há mais de vinte anos, reúne óptimas condições para acampar.

Pena foi o barulho que as pessoas fazem até altas horas da noite, sendo necessários avisos pelos altifalantes do Parque a pedir silêncio e respeito aos Campistas.

O Complexo Turístico do Peneireiro, onde está incluído o Parque de Campismo, tem também a Piscina Municipal, que os Campistas podem usufruir gratuitamente.

Há também um refrescante e pitoresco Parque de Merendas, um circuito de manutenção e um pequenino zoo, a pedir recuperação das instalações e já quase sem animais, onde só vimos os simpáticos veados e o pavão.

Toda a paisagem envolvente é deveras bucólica e serena, em que sobressaem cedros, bétulas e carvalhos, que emergem entre penedos cobertos de musgo, num colorido verdejante e odor tão característico. Ali ao lado existe a Barragem do Peneireiro, que abastece de água o Concelho.

Diz uma antiga lenda que D. Dinis, a caminho de Miranda do Douro, quando ia ao encontro da sua futura esposa, Dª Isabel de Aragão, achou este lugar tão belo que poeticamente exclamou: ”Flor”!

Curiosa é a descrição do foral outorgado pelo Rei “Lavrador”: «Em nome de Cristo… eu Dinis, Rei de Portugal e do Algarve, concedo por foro a vós povoadores da Póvoa de Além Sabor, o foro de Santa Cruz da Vilariça e a essa Póvoa ponho o nome de Vila Flor…»

O nome de Vila Flor aparece assim, pela primeira vez, neste Foral de 24 de Agosto de 1286.

Manda também erguer ao redor da Vila uma muralha com cinco portas em arco, restando actualmente apenas uma - a Porta sul - denominado Arco de D. Dinis.

Vila Flor é assim o nome da antiga terra de Póvoa de Além Sabor.

Continua…

Sem comentários: