quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vale da Ribeira de Picoutos (5)

S. Mamede de Infesta - Matosinhos

Quinta de S. Félix de Picoutos

Infelizmente esta quinta já não existe. Dela só resta a Capela de S. Félix.Na descrição constante no Registo Predial, D. Rodrigo Gonçalves Lopes, seu proprietário em 1868, fez averbar que a propriedade é constituída pela parte urbana "com casas nobres de um andar e casas térreas, cavalariça, cocheira, casas de celeiro, palheiros e mais oficinas de lavoura, além de aidos com seus cobertos e enxidos e a parte rústica um jardim com taça, com água de repuxo e de regar, hortas ajardinadas, um campo e um lameiro. É toda murada sobre si e tem também capela de orago de S. Félix".Os mais antigos registos desta quinta datam de 1718. (…)

Santo António do Telheiro

Uma “Lenda”

D. Fernando Martins - assim se chamava Santo António - quando já era cónego regular de Santa Cruz de Coimbra …« encantado e seduzido com a singela humildade e pobreza dos frades menores, com quem mantinha conversação, rogou ao seu prior, D. João César, licença para abandonar o convento».
O prior, relutante, hesitou num primeiro momento, mas o que é certo é que anuiu ao rogado e, desde aquele dia do ano de 1220, passou a chamar-se frade menor – frei António –.
A história continua com uma viagem de frei António a Braga. Já posto o sol, junto da estrada real, que o era ao tempo, viu uma capelinha e ali se preparou para orar e pernoitar. O povo, que tudo ignora mas que tudo sabe, fez correr a nova de que frei António ali estava orando e depressa se encontrou junto do santo. Num momento ali se ergueu um abrigo (telheiro) para que ele, embora singelamente acomodado, não ficasse ao relento de noite. Este abrigo a que o povo chamava " tilheirinho ", veio mais tarde a dar o nome à capelinha de Santo António do Telheiro, que havia de ser construída à custa das dádivas das boas gentes desta localidade e das esmolas dos viandantes que na sua passagem na velha estrada Porto - Braga as iam colocando num nicho aí colocado para esse efeito, nicho esse que corresponde ás actuais " alminhas " (…)

Compilação de textos: História de S. Mamede / Junta de Freguesia S. Mamede de Infesta

Continua…

Sem comentários: