PR7 – Rota de S. João de Jerusalém – 12 Km / Circular
Rede de Percursos Pedestres de S. Pedro do Sul
A Caminhada
(Continuação)
- Ouve-se dizer que sim. Vamos a ver. Só nos mandaram fazer estas limpezas – explicaram.
Lembrei-me logo daquele visitante do nosso blogue que deixou um comentário em Abril, quando percorremos aquele belo troço de “Ecopista” num percurso em Sever do Vouga: «…um dia hei-de voltar a percorrer essa via, mas de bicicleta (…)»
Na nossa modesta opinião, já que nunca mais irão passar comboios – o que se lastima, pois seria uma aposta turística de grande impacto económico e social para toda esta região, - pelo menos que se fizesse a total ligação em “Ecopista” desde Viseu a Sernada do Vouga, (já existem troços que servem de modelo em Viseu e Sever do Vouga) aproveitando ao menos uma infra-estrutura de grande valor patrimonial e paisagístico.
Mas, venha a “Ecopista”! … e as pessoas logo aparecerão a abraçar a Natureza, assim esperamos!
Corta-se alguns metros do antigo “Caminho do Vouguinha” por um carreiro que desvia das “Sainhas” onde o “Vouguinha” tinha que percorrer mais umas centenas de metros a desfazer em laço, para vencer um desnível acentuado até à parte mais baixa do Vale.
Retomamos a Via mais abaixo e continuando a caminhada, desfruta-se agora de umas deslumbrantes vistas sobre um imenso Vale verdejante que vai do Rio Vouga até ao Rio Trouce, onde emerge essa enorme Quinta da Comenda, com Casa ao serviço do Turismo Rural.
Esta casa fidalga foi, outrora, a sede da Comenda de Ansemil, que pertencia aos Monges Cavaleiros da Ordem do Hospital, de S. João de Jerusalém.
Antes da Ponte de Negrelos, cruzamos o lugar da antiga passagem de nível que confrontava com o trânsito rodoviário, onde ainda lá está a placa de “Atenção aos Comboios”, bem como uma pequena parcela dos carris montados simbolicamente sobre os canteiros da pequena rotunda.
Pela Travessa do Forno do Telheiro fomos dar à rua da antiga Estação, avistamos o “Palacete Santos” e após passarmos a Escola, já na EN 16 inflectimos para o Centro histórico de S. Pedro do Sul, deixando um olhar naquela romântica Fonte e num ápice chegávamos ao ponto de partida, deste maravilhoso e agradável Percurso Pedestre.
Continua…
Sem comentários:
Enviar um comentário