domingo, 5 de julho de 2009

26-06-2009 S. Pedro do Sul (4)

PR7 – Rota de S. João de Jerusalém – 12 Km / Circular
Rede de Percursos Pedestres de S. Pedro do Sul


Os Rios, a Terra e o “Vouguinha”

O Rio Sul nasce no lugar de S. Martinho das Moitas, ainda dentro do Concelho de S. Pedro do Sul e percorre uma extensão de cerca de 10Km, até desaguar na margem direita do Vouga, no lugar de Lenteiro do Rio.
O Rio Vouga nasce na Serra da Lapa e tem como sua primeira nascente o lúdico “Chafariz da Lapa”, próximo ao Santuário, em Quintela. Percorre uma considerável extensão de cerca de 140Km, indo desaguar na Ria de Aveiro, sendo o principal curso de água que alimenta esta zona húmida, banhada pelo Oceano Atlântico.

O Concelho de S. Pedro do Sul foi criado em 1836 e alcançou fama e notoriedade com a sua “Estância Termal”, outrora com a designação de Concelho do Banho, e que D. Afonso Henriques, que se tratou nestas águas milagrosas, atribuiu o 1º Foral em 1152, sendo posteriormente reconhecido por Caldas de Lafões.
Com a criação da Linha do Vouga, o comboio a vapor foi durante décadas o principal meio de transporte de toda uma região que se foi tornando progressiva e mais rica, com a afluência de milhares de pessoas e seu consequente alojamento para os tratamentos e terapias nas famosas Termas de S. Pedro do Sul.
A partir da década de 60 estes métodos terapêuticos caíram em desuso, essencialmente por via da moda das praias na costa de Portugal.

Ao longo do tempo, a indústria ressentiu-se com o encerramento de muitas minas e fábricas de transformação nas mais diversas áreas.
Ao “Vouguinha” foi atribuída a causa de inúmeros incêndios que devastaram a floresta e mais tarde viria a ser considerado não rentável. O troço da linha entre Sernada do Vouga e Viseu viria a encerrar definitivamente, por decreto do Governo.
S. Pedro do Sul, tal como os concelhos limitrofes têm resistido a tudo e quiçá, ainda guardam trunfos. Com um potencial turístico que tem vindo a implementar a vários níveis, será, com certeza no futuro, uma região cada vez mais próspera e notável, oxalá assim os seus responsáveis queiram.

Continua…

Sem comentários: