segunda-feira, 12 de maio de 2008

11-05-2008 Festas de Matosinhos (1)


A Romaria

O Passeio de hoje fez-me recordar os tempos de criança, quando acompanhados dos nossos pais, vínhamos à romaria do Senhor de Matosinhos.

Ao longo dos anos, esta festa sempre nos marcou pelos bons momentos que durante aqueles dias se passavam com muita alegria, onde sempre se foi buscar energias inimagináveis.

Na nossa memória ficam sempre aquelas saborosas farturas, os brinquedos de criança, os carroceis, os carros de choque, as barraquinhas dos comes e bebes.

Tantas variedades de louças e utensílios do mais variado artesanato expostos pelas ruas aos nossos olhares.

Sempre gostei das rifas da tômbola do Padre Grilo, embora nunca saísse aquilo que eu queria. O fogo de artificio foi sempre um momento alto, mas o que gostava de ver era o “fogo preso”. Ria-me tanto ao ver os coitados dos bonecos a estoirar. Será que ainda se mantém esta paródia cá da terra?
As festividades em Honra e Louvor do Bom Jesus de Bouças / Bom Jesus de Matosinhos ou simplesmente Senhor de Matosinhos, têm já muitos séculos de existência. Todavia, só a partir de 3 de Maio de 1733 é que foram oficialmente reconhecidas, festejando-se desde então os actos Religiosos e Profanos, evidenciando-se as suas famosas Romaria e Procissão Cristã.

A “Caramulinha” passeou e divertiu-se entre os milhares de pessoas que afluíram este ano de 2008 a esta grandiosa festa, das mais importantes do Norte de Portugal.

Para as gentes do Concelho, o seu feriado Municipal
é na terça-feira, dia 13 de Maio.

continua...

A "Caramulinha"

Sem comentários: