sábado, 6 de setembro de 2008

09-08-2008 Ocidental Praia Lusitana Nº 5 (1)

Caminha –V.P. Âncora 9km / linear
Rota dos “Fortes”

Olá, Amiguinhos

Num dia a prometer calor, raiando logo pela manhã a estrela solar, regressamos às caminhadas pelas praias da costa Portuguesa.
Desta vez, resolvemos percorrer alguns quilómetros entre Caminha e Vila Praia de Âncora.

Para tal, deslocamo-nos no comboio da Linha do Minho, de vistas paisagísticas agradáveis que vão surgindo mais verdejantes já por terras do Concelho de Barcelos.
Entre as diversas estações e apeadeiros o comboio vai transpondo pequenas pontes sobre os rios Neiva e Cavado.
Antes do túnel de Tamel, desperta alguma curiosidade para quem for com atenção, o antigo reservatório de água, exemplar único nesta linha e tem capacidade para 150 mil litros. Noutros tempos, as antigas locomotivas a vapor faziam deste o principal ponto de abastecimento.
Depois, surge Viana do Castelo, onde estaremos este ano, se Deus quiser, na grandiosa Romaria da Senhora d’Agonia, onde já não vamos há mais de dez anos.
Em Viana, o comboio entra pela ponte rodo-ferroviária sobre o estuário do Rio Lima e atravessa a cidade, parando entre o antigo edifício da estação e um moderno shopping.
Conforme se afasta para norte, surgem as paisagens deslumbrantes da costa Portuguesa e logo se vislumbram as praias da Areosa e do Carreço, avistando-se ao longe o farol de Montedor. Depois vem Afife e logo a seguir passa uma pequena ponte sobre o Rio Âncora, entrando nesta Vila por entre o casario para uma nova paragem.
Momentos depois o comboio arranca e em pouco tempo aproxima-se da Praia do Moledo, dizendo adeus ao mar e aos rochedos espumados pelas ondas, podendo ainda ver-se, numa das raras abertas e de relance, ao longe, o Forte de Ínsua, próximo à foz do Rio Minho.

São dez horas e o comboio pára em Caminha, para desembarcarmos.
Lê-se num elegante guia turístico editado pela Câmara Municipal que «… Caminha enlaça-nos num autêntico “mosaico de paisagens”, com vegetação exuberante, águas cristalinas dos Rios Minho, Coura e Âncora.
As encostas deslumbrantes abraçam várias freguesias, nascidas sobre o vale da harmoniosa Serra d’Arga…»

Depois do pequeno almoço num café do centro desta Vila Medieval, saímos pela torre e calcorreamos algumas das suas ruas estreitas onde, das suas casas, se debruçam os varandins enfeitados de flores. Ainda fomos contemplar algum do seu monumental património, que é deveras riquíssimo.


Continua…

Sem comentários: