domingo, 28 de setembro de 2008

20/23-08-2008 Senhora d’Agonia (8)

Um pouco de história

«Em 1674 foi edificada uma Capela com a invocação de Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário. Um pouco acima, ou seja, no ponto mais proeminente do sítio onde eram supliciados os condenados à morte - e daí, o designarem por «Cerro dos Enforcados» - erguia-se (e ainda se ergue) a capelinha da Senhora da Conceição. É aqui que nasce a História da maior romaria de Portugal. É aqui que nasce a devoção à Senhora d'Agonia, padroeira dos pescadores e do povo marinheiro de Viana do Castelo.
Por alturas de 1679, o dia 20 de Agosto era o único da romaria. A tradição aponta o ano de 1772 como sendo aquele em que pela primeira vez ela se mostrou mais rica de expressão, particularmente aos tão devotos olhos das gentes marinheiras.

Foi o mar e as gentes da Ribeira que fizeram nascer a festa, hoje uma das mais ricas em termos etnográficos e religiosos, já que foi a 20 de Agosto de 1968 que se fez pela primeira vez a Procissão da Senhora D'Agonia ao mar e em 1931 a primeira festa do traje no jardim público, a que se juntaram depois os desfiles de mordomia, cortejos etnográficos e históricos, feiras de artesanato regional.»
Texto (resumo): C.M.Viana do Castelo

Viana é
Cheiro a terra molhada
Grito de gaivota
Trabalho e dor
Viana é Amor!
(A Voz da Romaria)

Cerca de um milhão de pessoas assistiram este ano
a este maravilhoso espectáculo!

Quem abala de Viana,
Leva no peito a Agonia,
O Lima a correr no sangue,
Nos olhos Santa Luzia.
Maria Emília de Vasconcelos

Toda esta grandiosa Organização está de Parabéns!

A “Caramulinha” agradece!

Sem comentários: