segunda-feira, 19 de maio de 2008

17-05-2008 Reserva Botânica de Cambarinho

A “Caramulinha” regressa aos loendros em flor

Meus Amiguinhos

Mais um Ano passou e os loendros voltaram a florir.
Que beleza!
Já muito se tem falado e escrito sobre este local natural e tão lindo que é a Reserva Botânica de Cambarinho, na Freguesia de Campia, Concelho de Vouzela.

Gosto muito de visitar este “Santuário” único no País, que a partir de meados de Maio deixa toda a encosta da serra, a uma altitude de cerca de 600 metros, num tom espectacular de roxo.

É muito agradável dar um passeio pelo circuito de manutenção e pelos passadiços, ao longo das margens do Ribeiro de Cambarinho, afluente do já nosso conhecido Rio Alfusqueiro.
Os núcleos deste maravilhoso arbusto (rhododendron ponticum), espalham-se por diversas áreas da reserva e fascinam tanta gente que todos os anos visitam esta região.

Aquela cor púrpura suave sobressai entre os ramos e as folhas destas plantas, circundados pelos fetos, carquejas, tojos e pinheiros, embelezando de tons primaveris toda a plenitude destas encostas a norte da Serra do Caramulo.

Nesta época do ano este lugar é mais visitado e muitos Pedestrianistas resolvem percorrer o PR2 “Um olhar sobre o Mundo Rural” da rede de Percursos de Vouzela.
Trata-se de um trilho de travessia linear que requer alguma orientação nomeadamente na componente logística, mas o Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Vouzela é a entidade mais competente para todas as informações sobre este percurso que costumam organizar por estas alturas do ano.


Pode iniciar-se na Reserva de Cambarinho, passando por Farves – óh! Que saudades daquela gente tão simpática e acolhedora! – e termina no Dólmen da Lapa de Meruje.

No trilho “Um olhar sobre o Mundo Rural”
Em Farves o Sr. Manuel no moinho eu conheci,
E antes de iniciar uma subida brutal
Na sua casa uns saborosos petiscos comi.

Obrigado, Sr. Manuel, beijinhos para si e Toda a Família!

O malogrado poeta Eugénio de Andrade deixou-nos estas palavras tão sensíveis como reais:

Colhe
Todo o oiro
Do dia,
Na haste
Mais alta
Da melancolia!

E eu aqui estou, colhendo toda esta beleza que faz brilhar os meus olhos e me enche a alma de Paz e me fortalece o espírito.

Não vejas apenas as fotos ou filmes sobre este local em tua casa.
Vem ver este espectáculo da Natureza que se repete todos os anos nesta área de 24 hectares, reconhecida como Reserva Botânica Natural desde 1971.

Daqui apelo às Entidades competentes que não deixem este “santuário” ao abandono, para bem de todos os Portugueses e não só.

O mel do Caramulo

Já noutra crónica vos confidenciei que sempre que venho a esta região não regresso a casa sem adquirir dois e às vezes quatro frasquinhos de mel.
O mel desta região é duma qualidade soberba, deliciosa e para mim acho-o mesmo “um colosso”!
Para alem de ser um adoçante natural, sinto que me faz muito bem.
É com emoção e ternura que oiço aquelas palavras do apicultor a descrever as suas pequeninas abelhas:

«… estes bichinhos trabalham sempre até ao anoitecer! São fantásticos! »

Graças a Deus, aqui nesta região de Portugal, a tradição da apicultura ainda é o que era!

A “Caramulinha” agradece!

Beijinhos

1 comentário:

Dylan disse...

Acabei de fazer um artigo sobre este tesouro...