domingo, 14 de dezembro de 2008

Os Dias do Silêncio (1)

08-12-2008 – Apresentação na Livraria Bertrand / Porto
Poeta Nadina Carvalho


Despertos pela tarde de Sol, que raramente tem brilhado nestes últimos dias de Outono, quase a despedir-se, criou-nos disposição e alguma ansiedade para irmos assistir à Apresentação, na Livraria Bertrand, Rua Júlio Dinis, no Porto, ao lançamento do 2º livro da autoria da jovem Poeta Nadina Carvalho, “Os Dias do Silêncio”.
Nadina Carvalho havia já editado em 2005 o seu 1º livro de Poesia “Memórias de uma Lua”, onde a autora nos descreve a sua visão da Vida e os seus sentimentos, como sonhos imaginários das quatro fases da Lua.
Deveras fantástico!
Passados dois anos, surge “Os Dias do Silêncio” que, no dizer de Nadina, «…é uma viagem poética e meditativa ao interior das coisas, à profundidade do que nos inquieta o espírito, à evocação das memórias, à sublimação das ligações e dos afectos, ao mistério das transformações da vida.Um leque de poemas que, verso a verso, nos convidam a entrarmos no silêncio das palavras e a ouvirmos o seu eco no interior de nós mesmos.»
Para sorte de quem gosta de Poesia “pura”, (e descrevendo as palavras de Fátima Silva, autora do Prefácio): «… brinda-nos com poemas “que falam”, nova colectânea onde é visível a sua sensibilidade, a sua insatisfação, o seu desejo de um Mundo mais consentâneo com uma Humanidade de corpo inteiro.
Percorrendo a temática recorrente da poesia universal, Nadina revisita a infância, fala da miséria, dos Amigos, de esperanças e desilusões… em cada linha, cada verso, num hino à Vida e ao intercambio de sentimentos, que dão sentido a uma verdadeira existência humana.
(…) Usando indiferentemente verso branco ou rimado, com métrica também muito variada, Nadina Carvalho canta a Língua Portuguesa, canta o prazer do discurso, porque afinal “As Palavras são o Lema do Destino”»
O arquitecto Veiga Luís, é o autor da capa em relevo e das ilustrações.
Momento mágico, foi a declamação de poemas do novo livro por Cidália Santos, Lígia de Bastos, Fátima Silva e pela própria Nadina Carvalho.
Simplesmente… “Emotivo e Fascinante”!

Parabéns, Nadina, por mais um fantástico livrinho, que trouxe comigo como um doce néctar que irá adocicar o meu coração!

Às “manas” Ângela e Nadina, desejamos Toda a Felicidade… até o Mundo acabar!

Continua…

Sem comentários: