terça-feira, 30 de dezembro de 2008

09-11-2008 Mondim de Basto (1)

Comemoração do S. Martinho

Amiguinhos

Com o propósito de reviver tradições e proporcionar momentos de convívio entre visitantes/turistas e a comunidade local, a Junta de Freguesia de Mondim de Basto realizou no passado dia 09 de Novembro o tradicional Magusto.

Mais de uma centena de Caminheiros participaram neste maravilhoso programa, que se iniciou cerca das 10.00H, com alguns minutos de explicações para um conhecimento básico sobre os cogumelos.

Uma Engenheira da Associação Aguiarfloresta de Vila Pouca de Aguiar elucidou-nos sobre alguns fungos (que todos gostamos mais de chamar cogumelos) a sua preservação e normas educativas ambientais que devemos ter, não colhendo à sorte todos os cogumelos que nos surjam pela frente, pois para além de alguns serem venenosos e que não devem ser colhidos, os que são comestíveis necessitam que se olhe mais pela sua sustentabilidade, se quisermos que no futuro estas espécies não desapareçam.

O tema “cogumelo” esteve presente ao longo da já tradicional caminhada, com cerca de 6km, por caminhos rurais, de montanha e calçadas medievais, passando alguns lugares populacionais de Mondim, revivendo lugares bucólicos junto ao Rio Cabril, quando o atravessamos nas poldras ou pela Ponte Romana.

Caminhando sempre com calma e serenidade, conversávamos com as pessoas sobre os lugares que fomos descobrindo, fotografando momentos de rara beleza que faziam brilhar os nossos olhos. Bosques encantadores, pinheirais e soutos, vinhas com folhagem tricolor, campos cultivados e outros ceifados, aos pés do Monte Farinha, vigiados pela Senhora da Graça.
Tudo nos contagia de espírito à “Mondinense”!

No livro “SER MONDINENSE”, Luís Jales de Oliveira escreve:
Um cibo de terra roubado,
A um mar de pinheiros sem fim;
Um Monte e um Rio ao lado,
E lá no meio: - Mondim!!!

A Marcha ou “Hino” de Mondim lembra aos visitantes que “aqui não há distâncias, pobre e rico dão as mãos”. Dá gosto caminhar assim, sem pressa de chegar ao fim, inseridos num Grupo apaixonado e alegre, de vários escalões etários e bem orientado pelo Presidente Fernando Gomes. Pode considerar-se Pedestrianismo “puro” no apogeu da sua glória.

Continua…

2 comentários:

Anónimo disse...

Très jolies photos, j'aimerai y être.
Cordialement

Anónimo disse...

Agradeço e retribuo votos de um ano novo de 2009 muito melhor do que o de 2008 que já lá vai. Haja saúde! Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)