domingo, 8 de março de 2009

15-02-2009 PR3 Sever do Vouga (1)

Rota das Laranjeiras – 9,5 km / Circular
Rede de Percursos Pedestres de Sever do Vouga

Olá

Depois de há cerca de um ano termos percorrido o PR2 “Cabreia e Minas do Braçal” da Rede de Percursos Pedestres de Sever do Vouga, regressamos hoje a esta região para mais uma bela caminhada, no deslumbrante Vale do Vouga.
É um trilho fácil de percorrer e repleto de componentes paisagísticas e históricas.


«…O PR3 "Rota das Laranjeiras" inicia-se no largo fronteiro à Igreja Matriz de S. Martinho, em Pessegueiro do Vouga.
Ruma-se dali para o Calvário, primeiro subindo pela rua da escola da Lomba até à estrada nacional que se atravessa, seguindo-se a rua do Alto da Forca e depois uma vereda.

Do Calvário obtêm-se uma bela panorâmica sobre os lugares que constituem o núcleo principal de Pessegueiro, até ao Vouga e, do lado de lá, terras da Serra da Paradela.


Desce-se agora até à estrada nacional pela rua do Calvário, tomando-se de imediato, à direita uma rua que sobe e que conduz a antigos caminhos entre quintais que descendo atingem o largo de Sto. António pela ruela do Ribeiro do Sóligo.



Toma-se agora a rua da Bandeira por onde rapidamente se chega à capela de Sta. Quitéria.
Visitado o local toma-se, agora, à esquerda da capela, abaixo da escadaria que lhe dá acesso, um caminho por entre floresta que conduz à antiga via-férrea do Vouga.


Aqui chegado, o percurso percorre, à esquerda, a antiga linha agora em forma de asfalto reservado a trânsito pedestre, equestre e ciclista até se chegar à ponte do Poço S.Tiago.


Antiga ponte ferroviária de arcos, do princípio do séc. XX, construída em alvenaria.



Atravessada a ponte, segue-se até à antiga estação de Paradela e à antiga Fábrica de Massas Alimentícias "Vouga".


Agora desce-se pela estrada nacional EN 328, passa-se pelo acesso â Quinta do Barco - praia fluvial e parque de diversões - atravessando-se outra vez o Vouga após o que se toma a estrada nacional 16, ao longo do rio, para a esquerda.


Do lado direito da rua, antes da farmácia, toma-se uma estreita ruela em escadaria - a calçada da Barquinha - que segue depois por um estreito caminho entre quintais salpicados de laranjeiras.


Atinge-se agora o lugar da Barquinha em escadaria sobre o Vouga, toma-se a rua do mesmo nome para a esquerda e depois um caminho antigo que atravessa os campos até ao Porto Carro.
Aqui, toma um antigo caminho que leva de novo à Igreja Matriz, onde se iniciou.»


Texto: Folheto do Percurso/C.M.Sever do Vouga

Continua…

Sem comentários: