segunda-feira, 30 de março de 2009

01-03-2009 MATOSINHOS (1)

II Feira da Protecção Civil

No passado dia 1 de Março, um agradável Domingo de Inverno, resolvemos passear por Matosinhos, mais concretamente pelo Parque Basílio Teles, em frente aos Paços do Concelho, onde durante três dias se desenrolou a 2ª edição da Feira da Protecção Civil.

Segundo uma descrição de balanço final deste evento por parte da Autarquia matosinhense, participaram cerca de cinco mil crianças de muitos agrupamentos escolares do concelho, nas mais diversas actividades.

O Município organizou este certame, tendo como um dos objectivos implementar e envolver a população do Concelho, especialmente a comunidade escolar, nos projectos de prevenção e segurança.


Embora no último dia, foram vários os pavilhões que visitamos ao longo da Feira da Protecção Civil, inclusive os de rastreio básico de saúde, como as tensões e capacidade visual.

Estiveram presentes, entre outras entidades, o Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto, os Bombeiros Voluntários de S. Mamede de Infesta e de Leça do Balio, de Leixões e de Matosinhos / Leça.

Também o INEM e a Cruz Vermelha de Matosinhos, bem como uma Companhia de Salvamento Balnear, deram o seu contributo, quer em demonstrações de protecção, quer na divulgação de algumas “Noções Básicas” de segurança, serenidade e atitude espontânea correcta de acção, sempre que tivermos necessidade de actuar para nos salvarmos ou socorrer o próximo.

O Exército, com uma torre ambulante montada, proporcionou e orientou exercícios de escalada e slide. Deveras espectacular a atitude desmedida de muitos jovens.



Adoramos ver os desenhos e trabalhos realizados por diversas Escolas do Concelho, para o concurso da mascote “Protecção Civil”.

Neste tema “Segurança”, a veia poética de algumas crianças é tão deslumbrante quanto natural o seu querer que nos obriga a ensiná-las e acima de tudo, amá-las e protegê-las, respeitando-as!

Para todos que não puderam estar presentes, especialmente as crianças, deixamos neste humilde blogue, estas belas lembranças.

No final deste Evento, fica na memória aquela frase, em jeito de slogan:

"TODOS SOMOS PROTECÇÃO CIVIL"

Beijinhos da “Caramulinha”

Continua…

Sem comentários: