quinta-feira, 26 de março de 2009

22-02-2009 PR8 V.P. AGUIAR (1)

Trilho do Vale do Corgo - 9km / Circular
Rede Municipal de Percursos Pedestres

Olá

Regressamos mais uma vez ao “Coração de Trás – os – Montes”, expressão muito curiosa dos habitantes do Concelho de Vila Pouca de Aguiar.
O dia esteve magnifico para a prática do Pedestrianismo, caminhando relaxadamente ao longo deste vale verdejante e deste rio deveras bucólicos.

Ficha Técnica do Percurso

Nome do Percurso: Trilho do Vale do Corgo
Entidade Promotora: Município de Vila Pouca de Aguiar
Âmbito do Percurso: Ecológico-Paisagístico
Ponto de Partida/Chegada: Junto à Estrada Municipal de acesso a Zimão
Distância Percorrida: 9 km
Duração do Percurso: 4h00m
Grau de Dificuldade: Fácil/Moderado
Cota Máxima Atingida: 850 metros (Encosta do Roxo)

«O “Trilho do Vale do Corgo” é um percurso que se localiza no extremo sul do concelho de Vila Pouca de Aguiar, precisamente no Vale do Rio Corgo e envolve parte do território da Freguesia de Telões.

A história do povoamento desta freguesia remonta a épocas anteriores á Fundação da Nacionalidade, pois inúmeros são os vestígios deixados pelos povos do megalítico, pelos castrejos, romanos, godos e árabes.

D. Afonso III, o Bolonhês, no dia 10 de Junho de 1255, concedeu carta foral a Telões. Como curiosidade cultural importa referir que a freguesia de Telões possui uma das bandas musicais mais antigas de Portugal, a Banda do Pontido, a qual terá sido fundada em 1765.

O percurso pedestre “Trilho do Vale do Corgo” tem início junto à estrada Municipal 1165, a 750 metros do km 43 da Estrada Nacional 2 e a cerca de 500metros de Zimão.

O caminho segue por entre os férteis campos de cultivo, bordejados por exemplares de carvalho-alvarinho (Quercus robur), de amieiros (Alnus glutinosa) e de cerejeiras ou cerdeiras (Prunus avium), conduzindo-nos até à ermida de S. Gonçalo.

Daqui, seguimos por um caminho paralelo ao rio Corgo e que nos leva até à aldeia de Gralheira, de onde seguimos em direcção ao campo de jogos, para passarmos ao seu lado esquerdo e continuarmos, em direcção a Tourencinho.


Percorrendo as suas ruas, pelo interior do aglomerado, vamos subindo, calcorreando caminho por entre grandes maciços graníticos, formações geológicas que caracterizam a paisagem.


Pouco depois cruzamos a Ribeira de Châ de Vales, pelo açude, o caminho desemboca numa estrada florestal, onde viramos á esquerda em direcção ao marco geodésico do Roxo.


O caminho florestal vai mantendo a mesma cota e leva-nos a percorrer o trilho com serenidade. Passados cerca de três quilómetros e meio, descemos por um caminho que se abre à nossa esquerda e que conduz ao lugar de Zimão.

Depois de visitarmos o lugar, seguimos pelo interior da aldeia e tomando a estrada principal que nos conduzirá ao ponto de partida deste belo percurso.»

Texto : Folheto Inform. do Percurso/ C.M.Vila Pouca de Aguiar (compilação)

Continua...

Sem comentários: