quinta-feira, 26 de março de 2009

22-02-2009 PR8 V.P. AGUIAR (3)

Trilho do Vale do Corgo - 9km / Circular
Rede Municipal de Percursos Pedestres

O Rio Corgo

O Rio Corgo é um afluente da margem direita do imponente e mistico Rio Douro.
Começa a formar o caudal lá para lados de Jales, Três-Minas, também Freguesias do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, passando por Santa Marta de Penaguião e por Vila Real.
Entrega as suas águas ao Douro junto à cidade do Peso da Régua.
O Município de Vila Real publicou no seu boletim um artigo em que dizia:
«…a Quercus realizou um Estudo de âmbito nacional em 14 rios e ribeiras de norte a sul do País, onde pretendia apurar a qualidade da água em Portugal. Deste estudo, no entanto, saíram alguns resultados que contrariam o cenário menos bom das águas dos rios portugueses, sendo o Rio Corgo, em Vila Real, um dos 4 analisados onde a qualidade da água é boa, segundo o estudo apresentado no passado dia 1 de Outubro, dia Nacional da Água.
Recorde-se que estes resultados agora obtidos pela Quercus, vão ao encontro do que o próprio Instituto da Água, entidade nacional que supervisiona a qualidade da água, ao reconhecer que a mesma apresenta ainda índices muito baixos em Portugal. Os esgotos domésticos que não têm ou têm um tratamento deficiente, o abandono de resíduos que contaminam as linhas de água e as infiltrações de adubos e pesticidas utilizados na agricultura, são apontados pela Quercus como os principais focos de poluição.

Continua…

Sem comentários: