sábado, 27 de junho de 2009

14-06-2009 – Mondim de Basto (2)

CAMINHADA DO DIA DE PORTUGAL

Executivo da Junta da Freguesia de Mondim de Basto :

Queremos uma vez mais elogiar neste humilde blogue, a qualidade dos Eventos organizados pela Junta da Freguesia de Mondim de Basto ao longo deste quadriénio prestes a terminar, e deixar a nossa mensagem de agradecimento pelas várias oportunidades que nestes anos tivemos o privilégio de poder participar.
Estes vossos eventos, sem fins lucrativos, foram para nós, turistas a mais de cem quilómetros de distância, motivo de enriquecimento cultural, desportivo e social, que jamais esqueceremos tudo aquilo que aprendemos e ficamos a conhecer, graças ao empenho e dedicação que este elenco directivo da Junta de Mondim sempre teve para com os participantes.
Podemos constatar ser a vossa única finalidade divertir nos tempos livres a população local, melhorando deste modo a sua qualidade de vida e ao mesmo tempo proporcionando convívio com as gentes de fora do Concelho.
A Freguesia de Mondim levou a cabo durante quatro anos, uma aposta importante na componente Turismo/Desporto e teve na pessoa do seu Presidente Fernando Gomes, o grande impulsionador para a prática do Pedestrianismo na região, incentivando assim as pessoas a praticarem aquela que é talvez a mais simples e fantástica modalidade que se desfruta em pleno contacto com a Natureza.
Sendo nós recentes conhecedores destes “paraísos escondidos” da região de Mondim, também quantas vezes escutamos vários companheiros naturais do Concelho a exclamarem que “se não fossem as caminhadas da Junta, jamais descobririam tantos lugares cheios de encanto e beleza da sua própria terra. As caminhadas, foram assim, uma inovação construtiva com repercussão a vários níveis desportivos e sociais, que antes não existiam.
Claro que para nós, simples turistas, apaixonados pelo Pedestrianismo, jamais esqueceremos essas Caminhadas, assim como os Jogos Tradicionais, O Teatro, a Música Popular genuína da terra, e também na parte culinária dos Eventos, o saboroso porco assado, o típico prato dos “milharos”, as castanhas, os vinhos da região e o café quentinho do pote. Foram várias as edições anuais em que participamos, com destaque para a Matança do Porco, Magusto/ S. Martinho, O 25 de Abril, Marcha da Primavera, Trilhos das Levadas, do Dia de Portugal, …do 1º Padipaper de Mondim, etc.
Para além das deslumbrantes paisagens e vasto património monumental que ficamos a conhecer, em todas elas nos divertimos e usufruímos de belos momentos de convívio e amizade com as simpáticas gentes locais.
Unidos num só, estes factores “Pedestrianismo/Convívio/Diversão” que vocês nos ofereceram, foram, para os três elementos desta humilde família do Porto, o que consideramos ter sido da melhor e mais pura qualidade que se pratica.
Para o Fernando Gomes, Joaquim Ramos, Prof. Fernando, Parque de Campismo e incansável equipa da culinária, aqui deixamos o nosso sincero agradecimento.

Muito Obrigada!

A “Caramulinha” fica Feliz!

Fotos da Caminhada (A)





Continua...

Sem comentários: