sexta-feira, 12 de junho de 2009

30-05-2009 RESENDE (4)

Festival da Cereja e Trilho de Cabrum

Fotos da Caminhada (C)






RESENDE
O Rio Cabrum


O rio Cabrum, o maior ribeiro do concelho, com 20 Km de extensão, forma-se na Casa da Neve, nos limites da Gralheira, a 1382 metros de altitude, passa entre a Gralheira e a Panchorra, entra na freguesia de Ovadas perto da Senhora da Penha, recebe da direita o ribeiro Taquinho vindo da lagoa de D. João, desce por despenhadeiros medonhos e segue em direcção ao Douro, passando entre S. Cipriano e Freigil na margem direita, e Ramires e Oliveira de Cinfães, na margem esquerda.

RESENDE
O Concelho

O Concelho de Resende é composto por 14 freguesias - Anreade, Barrô, Cárquere, Feirão, Felgueiras, Freigil, Miomães, Ovadas, Panchorra, Paus, Resende, S. Cipriano, S. João de Fontoura, S. Martinho de Mouros e S. Romão de Aregos.
Possui uma área de 119,4 Km2 e uma população superior a 15.000 habitantes.
Todo o Concelho é um manancial histórico e patrimonial, ainda hoje evidente pelos testemunhos arquitectónicos e artísticos que possui.
Segundo a tradição, o topónimo Resende deriva do nome de um cavaleiro cristão, Rausendo, que a conquistou e povoou em 1030.
O povoamento desta terra vem, pelo menos, do período da ocupação romana, e o seu nome teria surgido, na verdade, a partir de algum dos possessores das "villae" romanas.
Ainda segundo a tradição, D. Afonso Henriques teria permanecido na então denominada Quinta de Resende, e não podemos deixar em claro a célebre lenda do "Milagre de Cárquere", segundo a qual aqui teria ficado perfeitamente saudável e recuperado de uma deficiência de nascença o nosso primeiro rei na zelosa companhia de seu aio, D. Egas Moniz.
Ligado indissoluvelmente aos primórdios da nacionalidade portuguesa e à gesta da reconquista cristã, Resende orgulha-se de possuir um património edificado de excepcional valia, destacando a singular Igreja de S. Martinho de Mouros, a Igreja de Barrô ou o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, para só citar os mais conhecidos.
Temos ainda notícia que um tal Vasco Martins, possuidor do couto de Resende, respondeu ao chamamento geral pronunciado por Afonso IV e sabemos que D. Fernando outorgou, em 1374, ao fidalgo João Rodrigues Portocarreira o senhorio de Resende.
D. Manuel concede foral a Resende em 1514, não o possuindo antes devido ao facto de ser senhorio particular.
Famosa também pelos aprazíveis lugares de lazer, o Concelho de Resende possui inúmeros locais de interesse turístico, como as termas de Caldas de Aregos, cujas águas mineromedicinais se diz curarem todas as espécies de reumatismo, ou ainda o Penedo de S. João e o Monte de S. Cristóvão.
Detentora de ricas tradições no artesanato, Resende distingue-se ainda pela magnífica paisagem que as cerejeiras em flor proporcionam e pelas feiras cuja tradição se perde no tempo, como a de Santa Maria Maior de Cárquere.

Texto: site Câmara Municipal de Resende

Continua…

Sem comentários: