quinta-feira, 4 de junho de 2009

Bicentenário da 2ª Invasão Francesa (1809/2009) A

09-05-2009 Recriação Histórica da Batalha do Porto

Nos passados dias 09 e 10 de Maio, teve lugar na Baixa Portuense a “Recriação Histórica” da Guerra Peninsular, mais propriamente dos confrontos que aconteceram há 200 anos, na Cidade do Porto, entre o poderoso Exército Napoleónico comandado pelo Marechal Nicolau Soult e as forças militares (milícias) Portuguesas, apoiadas pelo organizado Exército Inglês, sob a batuta do Duque de Wellington, Arthur Wellesley, formando deste modo uma frente Anglo-Lusa destemida e combativa. Tal união viria a reflectir-se na expulsão dos Franceses da Cidade Invicta, pese embora o triste e marcante acontecimento do “Desastre da Ponte das Barcas” que enlutou toda a Cidade e o País.
Este espectacular desfile de personagens daquela época, inserido nas comemorações do Bicentenário das Invasões Francesas em Portugal, foi mais um de muitos espectáculos que se têm vindo a desenrolar por várias localidades, nomeadamente na região Norte de Portugal.

Estão de parabéns todos os participantes dos vários Países que se associaram ao vasto programa, bem como as Entidades que organizaram estes Eventos, nomeadamente a Associação Napoleónica Portuguesa e a Área Metropolitana do Porto, contando com vários apoios de parceiros que colaboraram nas áreas logístico/financeira.
Também deixamos aqui os nossos agradecimentos ao GPM (Sr. Ribeiro) pela divulgação do Evento que nos fez chegar e em especial ao Sr. José Pinto, pelas maravilhosas fotos que tirou deste espectáculo e que nos ofereceu!

Obrigada pela Vossa colaboração!

Continua…

Sem comentários: