quinta-feira, 4 de junho de 2009

Bicentenário da 2ª Invasão Francesa (1809/2009) C

Matosinhos também acolheu Recriação Histórica

Integrando o programa das Festas do Senhor de Matosinhos, decorreu no dia 24 de Maio, na Igreja de Matosinhos, uma excelente recriação histórica protagonizada por um grupo de personagens vindos de Arrifana, simulando a peregrinação que o Marechal Soult e Tropas Napoleónicas efectuaram ao Senhor de Matosinhos, em 1809.
Alguns registos da época (descritos por Joel Cleto no livro “Senhor de Matosinhos – Lenda, História e Património”) atestam que as tropas de Napoleão, comandadas pelo General Nicolau Soult, se haviam deslocado a Matosinhos para oferecer em nome do Supremo invasor uma lâmpada de prata à imagem do Bom Jesus, que hipocritamente reconhecia como Santo predilecto. Este acontecimento foi uma clara manobra de propaganda por parte dos Franceses, tentando ludibriar o Povo e angariar, deste modo, popularidade e simpatia. Na realidade, a lâmpada nunca chegou a ser oferecida. Como já havia acontecido em 1808, a população não se iludiu e apupou o exército invasor, dirigindo as suas preces ao Bom Jesus para que expulsasse as tropas de Napoleão, o que na verdade viria a acontecer.

Saiba mais em:
http://www.cm-matosinhos.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=12630&noticiaId=52391&pastaNoticiasReqId=47829

Notas finais

Parabéns ao Município de Matosinhos e Organização das Festas, por terem trazido ao Concelho esta espectacular Recriação Histórica, particularmente inédita!

Neste dia, como deu para perceber, esquecemos-nos em casa da câmara fotográfica.
Se alguém nos quiser enviar alguma foto deste acontecimento, para ser publicada nesta página, agradecemos.

Até breve!

Sem comentários: