sexta-feira, 12 de junho de 2009

30-05-2009 RESENDE (1)

Festival da Cereja e Trilho de Cabrum

Olá, Amiguinhos

No passado dia 30 de Maio, o Grupo familiar “Caramulinha” esteve presente em Resende, belíssimo Concelho da região Douro/Sul, com a finalidade de assistirmos ao VIII Festival da Cereja e também, como é óbvio, efectuar o nosso habitual Percurso Pedestre.
Já há algum tempo que aguardávamos por esta deslocação a Resende e as expectativas não saíram goradas: Festa maravilhosa e Marcha de Montanha fantástica!

A Festa da cereja que se cultiva em Resende, quiçá das melhores do Mundo, bem como o encanto paisagístico da região, quer ribeirinha, quer ao longo dos Vales por onde serpenteiam alguns pequenos rios de águas ainda puras, deixam Pedestrianistas e Turistas deslumbrados com tudo que vêm, que os põe já a fazer contas para regressar outra vez.
Todavia, ou nos enganamos, ou parece que a Câmara de Resende está pouco empenhada em divulgar Percursos Pedestres, inclusive alguns que em tempos sinalizou, pois quem visita a página desta autarquia encontra parca informação sobre estes trilhos, não obtendo sequer um simples pdf com mapa e uma singela informação básica para a realização de percursos a titulo particular, como sejam pequenos grupos familiares e de amigos.



Daí nós darmos imenso valor e apreço especial às Autarquias e outras Entidades – felizmente são tantas! – que se preocupam em prestar informações aos Turistas sobre a região da sua jurisdição, quantas vezes as únicas com que estes se podem guiar, e mais concretamente àqueles que fazem do Pedestrianismo o seu passatempo preferido.
Deixamos aqui aos nossos visitantes um mapa, simulando o percurso que efectuamos pelo Vale de Cabrum, nas Ovadas, praticamente idêntico ao percurso outrora sinalizado e que hoje, talvez por motivo de incêndios e posterior desleixe na remarcação, que está praticamente irreconhecível.

Julgamos que este mapa poderá ajudar a quem no futuro vier caminhar por estas bandas. Para nós, que não usamos as coordenadas de GPS, serviu perfeitamente.

Particularidade:
Aqui, nesta região do Douro/Sul, ao longo da margem esquerda do histórico rio “Durius”, passava uma Via Romana (secundária), a “Via Caurium” de Braga (Bracara Augusta) para Mérida (Emerita Augusta), que fazia a ligação de Lamego (Lamecum) a Castelo de Paiva (Anegia ?), entroncando em diversos locais com outras vias principais.

Esta via passava em Cárquere, a possível capital dos “Paesuri”, (segundo o historiador Jorge de Alarcão) e seguia de Resende por Caldas de Aregos (Aquas Cálidas) em direcção a Paiva. Em Resende, subia a calçada para o alto de Vila Verde, até ao Castro da Mogueira. Fariam parte desta via alguns troços de calçadas que hoje calcorreamos, mais concretamente como ramais de acesso da zona rural aos pontos mais importantes comerciais e militares.

Ficamos encantados com alguns antiquíssimos caminhos que hoje podemos conhecer, nomeadamente nas ligações às pontes lançadas sobre o Rio Cabrum, nas Aldeias de Ovadas, Covelinhas e Panchorrinha.
O homem encontra algures na Natureza, testemunhos da história dos seus antepassados!

Continua…

Sem comentários: