segunda-feira, 4 de maio de 2009

19-04-2009 Trilho Chã da Franqueira (1)

5 km / Circular – Arga de Baixo (Caminha)
Rede de Percursos Pedestres Valimar

O “Trilho da Chã da Franqueira” é um percurso pedestre denominado de Pequena Rota (PR) – as respectivas marcação e sinalização obedecem às normas internacionais.

O Clube Celtas do Minho em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, traçou este trilho para dar a conhecer parte do elevado e rico património histórico e natural da Serra d’Arga, de modo a conservá-lo e protegê-lo.

Partindo da Igreja de Arga de Baixo, contornamos o cemitério e seguimos por um trilho que atravessa uma pequena mancha de carvalhos seguindo um regato que vai desaguar no ribeiro de S. João.

Este trilho, que nos oferece vistas panorâmicas da Serra d’Arga, termina no lugar de Lapeir. De seguida, continuamos por um caminho empedrado que dá lugar a um velho caminho de lajes, bem marcado pela passagem dos carros de bois.

Este antigo e bem conservado caminho leva-nos a visitar lugares, de singular beleza, onde a arquitectura popular das casas encontra-se em completa harmonia com a paisagem que nos rodeia.

Pelo mesmo caminho, somos conduzidos a espaços naturais únicos e, junto de uma bela mancha de seculares sobreiros, destacam-se as Quedas de Água das Penas, no Ribeiro da Arga.

Este caminho, que nos permite observar os campos agrícolas trabalhados em socalcos, para um melhor aproveitamento da água, termina no pequeno lugar do Castelo, junto à ermida de culto à Sr.ª da Rocha.

Adeus Senhora da Rocha
Inda lá hei-de tornar;
Deixei lá meu lenço branco
Dobrado no seu altar.
(Cancioneiro Serra d'Arga)

Deste local, seguimos por um trilho de pastores que, ascendendo, nos levará a cruzar a pequena Chã da Franqueira.

Terminamos no lugar das Castinhas, muito próximo do local onde teve início este pequeno e fácil percurso no seio da Serra d’Arga.

Texto: Folheto descritivo do Percurso / Clube Celtas do Minho

Continua…

Sem comentários: