segunda-feira, 4 de maio de 2009

19-04-2009 Trilho Chã da Franqueira (5)

5 km / Circular – Arga de Baixo (Caminha)
Rede de Percursos Pedestres Valimar

Poesia Serrana

Quadras ao S. João d’Arga

Eu hei-de ir à romaria
Ao Senhor S. João d'Arga;
A romaria é boa,
Mas o caminho amarga.

Senhor S. João
Que estais no altar
Abri-nos as portas
Queremos entrar!

Ó meu Senhor S. João
Casai-me que bem podeis
Já tenho teias de aranha
Naquilo que bem sabeis.

No altar de S. João
Nascem rosas amarelas,
S. João subiu ao Céu
A pedir pelas donzelas.

Ó meu Senhor S. João
A vossa capela cheira;
Ela cheira ao lavado,
É brio da lavadeira.

Ó meu Senhor S. João,
Dai-me a mão pela janela;
Eu venho tão cansadinha
De subir a vossa serra.

Ó meu Senhor S. João,
Onde foi aparecer!
No alto da Serra d'Arga,
Onde todos o vão ver.

Ó meu rico S. João
Onde te foram pôr!
No meio da Serra d'Arga
Com sobreiros ao redor.

Ó Senhor S. João d'Arga,
Donde vens todo molhadinho?
Venho do alto da Serra
De regar o cebolinho.

Ó Senhor S. João d'Arga
Eu este ano lá hei-de ir,
Ou casada ou solteira
Ou criada de servir.

Ó meu Senhor S. João
Vou vos dar a despedida:
Para o ano venho cá
Se me correr bem a Vida!

Versos: Cancioneiro da Serra d’Arga

Sem comentários: